Comecei a trabalhar com a documentação de um acervo museológico. E agora?

Algumas dicas rápidas sobre como começar um trabalho de documentação com acervos museológicos.

Juliana Monteiro

1/10/20251 min read

white concrete building during daytime
white concrete building during daytime

É muito comum quando se inicia um novo trabalho em documentação, principalmente de acervos museológicos, a gente se ver meio sem saber para onde ir ou por onde começar. Tudo parece urgente (e, em muitos casos, é mesmo). Porém, vale a pena pensar de modo estratégico: como faço para levantar rapidamente informações sobre prioridades?
O primeiro passo a ser sugerido é realizar um diagnóstico da situação documental.
Elabore uma lista de tópicos que você precisa entender - como sistemas de numeração existentes; localização de livros, fichas, listas e planilhas; atualidade e precisão das informações registradas; breve histórico de formação da coleção etc.
Na sequência, separe uma parte do seu tempo para ir atrás desses dados, considerando que talvez você tenha que conversar com outras/os funcionárias/os ou mesmo com pessoas que doaram para o museu.
Prepare-se também para mergulhar em arquivos que talvez já não estejam mais fisicamente junto à área de acervo, por qualquer razão.
A partir do levantamento realizado, é possível estabelecer questões que demandam uma ação imediata e aquelas que podem esperar um pouco mais.
Por último, mas não menos importante, é necessário considerar no diagnóstico o estado de conservação do acervo, visando a verificação para futuras movimentações para o registro documental.